icone do whasapp

Serviços

Icone de Avaliação de Imoveis

AVALIAÇÃO DE IMOVÉIS

A avaliação de imóveis tem por objetivo estimar o valor de uma propriedade. Esta avaliação é feita dentro de procedimentos técnicos e normativos, onde diversos fatores são considerados, seja fatores internos da residência, como também fatores externos, referente a o que o bairro oferece.

Tudo isso influenciará no valor final do imóvel, lembrando que A técnica mais usual e bastante utilizada na avaliação de imóveis urbano é o Método Comparativo de Dados de Mercado. Onde se avalia o valor de um imóvel com base em pesquisa de imóveis semelhantes realizada na região onde se encontra inserida a propriedade. A avaliação de imóveis é necessária para todos os processos de compra e venda de imóveis, financiamento, construção ou até mesmo partilha de bens de uma herança. Afinal, apenas com esse documento se torna possível chegar ao preço real do imóvel, evitando prejuízos ao proprietário ou em decisões judiciais.

O laudo de avaliação de imóveis é expedido por profissionais de nível superior, nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo e agronomia.

Para elaborar um Laudo bem estruturado, a CONSULT VALE combina a análise de fatores como: a natureza do bem em questão, a finalidade da avaliação e da disponibilidade, qualidade e quantidade de informações colhidas no mercado.

As sistemáticas a serem adotadas para este trabalho atendem o preceito da:

✓ ABNT na NBR 14653-1 (Procedimentos Gerais)
✓ NBR 14653-2 (Imóveis Urbanos)
✓ NBR 14653-3 (Imóveis Rurais)
✓ NBR 14653-4 (Empreendimentos)
.

Perguntas Frequentes.

O laudo de avaliação de imóvel é um documento que estipula o valor real de uma propriedade. Esse instrumento jurídico é emitido por uma empresa ou um profissional autônomo capacitado para realizar tal relatório. A elaboração desse documento é fundamental para assegurar uma boa negociação.

Além disso, o laudo de avaliação de imóvel é exigido em casos de desapropriação, quando o documento é solicitado pelo poder público para estabelecer o valor da base tributária do imóvel; e quando há incorporação, fusão, cisão ou dissolução de sociedades em empresas privadas.
Os principais métodos são o evolutivo, involutivo e comparativo. O método evolutivo é mais indicado na avaliação de imóveis urbanos. Ele é feito a partir do cálculo do valor do terreno e suas benfeitorias. Já o método involutivo é utilizado na avaliação de terrenos fora do comum.
O Engenheiro e o Arquiteto podem emitir o Laudo de Avaliação, que possui todas as particularidades estruturais do imóvel. Para que esse documento seja aceito, o Engenheiro deve estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e o Arquiteto no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Compete ainda ao Engenheiro realizar avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica.
A Engenharia de Avaliação é a ciência que colabora com a tomada de decisão sobre valores, investimento, custos etc. A utilização do laudo é bem ampla, o documento é um norte para bancos, seguradoras, investidores etc.
Alguns fatores são considerados na avaliação, como valor do metro quadrado, localização, transporte oferecido no local, segurança, características da unidade, conservação, entre outros. Fatores esses que têm ação direta no valor desse bem